HOMENAGEM

VLS 20 anos: DCTA homenageia heróis de Alcântara

Profissionais deixaram um importante legado para o Programa Espacial Brasileiro
Publicada em: 25/08/2023 10:55
Imprimir
Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Edição: Agência Força Aérea

Com o objetivo de honrar as 21 vítimas do acidente mais marcante da história do Programa Espacial Brasileiro (PEB), que completou 20 anos no dia 22/08, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a Prefeitura Municipal de São José dos Campos realizaram uma série de homenagens e condecorações.

Na manhã de terça-feira (22/08), a Prefeitura promoveu, em parceria com o DCTA, a entrega oficial de um monumento no trevo que dá acesso ao Jardim da Granja, local que recebeu o nome “Praça Heróis de Alcântara”.

A solenidade contou com a presença do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias; do Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Chamon; demais Oficiais-Generais e Comandantes, Chefes e Diretores da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), além dos familiares e amigos que trabalharam com as vítimas no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), durante a Operação e em outros projetos.

Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Medeiros ressaltou o esforço, a dedicação e o compromisso desses profissionais que deixaram um impacto duradouro na esfera da pesquisa, inovação e tecnologia, continuando a exercer uma influência significativa sobre o Programa Espacial Brasileiro. “Foi graças às suas inestimáveis contribuições nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que hoje temos a continuidade do nosso Programa Espacial. Porém, muito mais importante do que isso, foram os seus exemplos de pessoas íntegras e seres humanos exemplares que deixaram a sua história de vida em todos os ambientes por onde passaram, seja no trabalho ou no seio familiar", enfatizou o Diretor-Geral do DCTA.

O Prefeito Anderson Farias falou sobre o espaço destinado à lembrança. “Esta é uma homenagem da cidade de São José dos Campos, que reserva este pequeno espaço para preservar a memória destes heróis. Aos familiares, permanece sempre o meu respeito e minhas condolências. Tenham a certeza de que nós, brasileiros, nos orgulhamos do trabalho que essas 21 pessoas realizaram", afirmou o Prefeito.          

No período vespertino, as autoridades do DCTA e os familiares das vítimas seguiram para o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) para a realização do já tradicional ato solene, que ocorre anualmente, no momento exato em que o acidente aconteceu.

Durante a cerimônia, foi plantada uma muda de ipê-amarelo ao lado do monumento já existente no Memorial, simbolizando que, a cada vez que essa árvore florescer, a memória desses heróis será reavivada em nossas mentes e corações.

O Capelão do DCTA, Tenente-Coronel Carlos de Oliveira Berto, proferiu palavras de conforto e esperança aos familiares presentes. "Aqui nos encontramos unidos e tocados pela dor, porém solidificados na mesma crença em Cristo, que nos assegura a promessa da Ressurreição. A Força Aérea Brasileira (FAB) continuará recordando esse ato heroico de profissionais tão valiosos”, disse.

Precisamente às 13h26, as famílias das vítimas se posicionaram em torno do monumento para recordar seus entes queridos e, após o ato solene, receberam uma singela lembrança do DCTA.

"Hoje é o dia em que reunimos parentes e amigos para compartilhar nossas tristezas, mas, principalmente, lembrar nossas vitórias e conquistas. Por isso, precisamos nos manter unidos, pois devemos a eles a manutenção do legado deixado, para que aquela chama que existia dentro de cada um deles, de obstinação e patriotismo, nunca se apague", concluiu a representante das famílias, Doris Maciel Cezarini.

Fotos: Sargento Frutoso/ IAE, Cabo J. Alves / DCTA e Soldado Lima / IFI